top of page
  • Foto do escritorPalmira Ferreira

Como transformar fracassos em oportunidades

Atualizado: 25 de out. de 2021


Faça este exercício comigo: lembre-se de algo da sua vida em que considera que errou ou mesmo que fracassou. Agora elimine a palavra fracasso ou erro desse episódio e pense nele como uma oportunidade para aprender e uma experiência que o/a tornou mais maduro/a e sábio/a




O medo do fracasso, da falha e do erro é algo que nos foi ensinado


Não é por acaso que a maior parte das pessoas têm medo do fracasso, da falha e do erro. Este é considerado um dos maiores medos do ser humano na atualidade. Associamos a falha com o desamor, o desmerecimento e acabamos por sacrificar a autenticidade e a paz interior, alimentando um estado de ansiedade e medo. Um medo muito maior e profundo: o medo de não ser amado.

Desde cedo somos condicionados à ideia de que não deveríamos errar. Ainda há relativamente pouco tempo, erros simples e normais na escola davam direito à famosa palmatória. O castigo físico acabou, mas sobreviveu o conceito, com o x a vermelho em cada erro ou um vergonhoso zero. Uma criança tende a pensar que não é suposto errar nunca. Como se o erro e consequente feedback não fosse essencial à aprendizagem e fosse algo vergonhoso e indigno.



Num estado de confiança, a aprendizagem e o desempenho melhoram


O método é conhecido como a educação pelo medo. Sabemos hoje com a evolução das neurociências que um estado de relaxamento e confiança possibilitam um melhor desempenho cognitivo e memorização mais eficiente. Felizmente já há muitas escolas com um ensino mais adaptado à natural apetência humana pela aprendizagem.

Assim, há uma tendência a partilhar sucessos e esconder falhanços, quando estes são tão ou mais úteis aos outros quanto as empreitadas bem-sucedidas.

Sucesso é uma palavra inspiradora e o que é interessante é que pode significar uma coisa diferente para cada indivíduo do planeta. Para alguns até significa o que supõem que os outros entendem como sucesso.

No entanto, é ao analisar os erros e falhas que com frequência encontramos as informações mais úteis para um melhor desempenho.

Ao fornecer as fórmulas do sucesso, muitas vezes fica esquecido nas entrelinhas o facto de serem o resultado de aprendizagem e feedback.

O feedback só pode aparecer quando, primeiro, reconhecemos que não estamos a obter os resultados que queremos e, segundo, observamos o que fizemos e introduzimos uma forma ou comportamento diferente para alcançar o resultado. É exatamente quando transformamos os obstáculos e fracassos em aprendizagem que aumentamos o nível de oportunidades, crescimento, maturidade e sucesso.



Libertação para comportamentos mais funcionais, saudáveis e úteis



Parece simples? Pois, mas estudos realizados indicam que há uma clara relutância para admitir e partilhar investidas malsucedidas. Se isto é claro na vida pessoal, no mundo empresarial torna-se ainda mais evidente. Uma das mais difíceis tarefas de um líder é levar os elementos da sua equipa a partilhar sem receio as suas falhas ou dificuldades de modo a poder fornecer o apoio e aprendizagem necessária para um melhor desempenho da equipa.




Obigado pela leitura.

Bem-vindo ao post do meu blog. conectar-se comigo uma forma atualizada e interessante. vamos conversa e compartilhar atualizações sobre negócios, tendências, notícias e muito mais.


PARA TE AJUDA MAIS ACESSAR O LINK ABAIXO!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page